sábado, 18 de agosto de 2012

Linha do Metrô Cachoeirinha volta à pauta



A V.N. Cachoeirinha ganhou uma notícia inesperada do então governador José Serra, de que a linha 6 do Metrô seria bifurcada, chegando à V.N. Cachoeirinha, por um ramal; depois anunciou que não seria mais um ramal e sim uma linha de monotrilho, que ligaria o bairro à Lapa, pela Av. Inajar, interceptando a Linha 6 (Brasilândia – São Joaquim).

Com a entrada do governador Geraldo Alckmin tal opção sumiu dos planos do Metrô. Agora a Secretaria dos Transportes Metropolitanos apresentou, via Portal G1 (Globo) novos planos. Contratou estudos para três novas linhas na Zona Norte de São Paulo, em seis licitações para estudar mais de 100 km em novas vias, com estações previstas para bairros como Cachoeirinha e Vila Maria.

Os novos trajetos fazem parte do programa de desenvolvimento e crescimento do Metrô entre os anos de 2016 e 2030 e contemplam especialmente a Zona Norte com três linhas além da 6-Laranja, cuja projeto executivo já está em execução. Segundo o Portal G1, os projetos funcionais custarão R$22,8 milhões. Eles servem para determinar, por exemplo, o real trajeto da linha e a localização das estações.

Durante os estudos, porém, podem ocorrer alterações de projeto. Uma das linhas previstas, a Celeste-19, deverá sair de Guarulhos, passar por bairros da Zona Norte como a Vila Maria e chegar até o Campo Belo, na Zona Sul de São Paulo. A linha servirá à população de Guarulhos e não especificamente aos usuários do aeroporto de Cumbica.

A Zona Norte de São Paulo, pelo estudo, receberá a Linha 23, que vai cruzar toda a Zona Norte paralelamente à Marginal Tietê, ligando a Lapa à Rodovia Presidente Dutra.

E ainda a Linha 16, que deverá ligar a região da Cachoeirinha ao Ipiranga, via casa Verde e Luz. As licitações abertas são para o projeto inicial o que deverá demorar, mas outro projeto do Metrô está mais próximo: é o caso da Linha 6-Laranja (Brasilândia – Liberdade) passando pela Água Branca e Perdizes – e agora com previsão de extensão futura, da Brasilândia até Pirituba, com início previsto da obra para o primeiro semestre de 2013 . 

(VI NO FREGUESIA NEWS)

Nenhum comentário:

Usuário on-line