História do Bairro


História do Bairro e nome

A Wikipédia, a encíclopédia livre, define da seguinte forma o bairro do Lauzane Paulista:

Lauzane Paulista é um bairro situado na zona norte da cidade brasileira de São Paulo, pertencente ao distrito do Mandaqui.


História

Nasceu de uma fazenda cortada em sítios e em seguida em chácaras. Por volta de 1870 um casal se estabeleceu nas terras. Ele, francês, Pedro Gabone, e ela, italiana, Francisca Bocaccio. Outra família de origem italiana, Vicente Gabriel e Joana Pinheiro Gabriel, foi uma das primeiras, junto com os Gabone, a povoar a área. 
Em 1917 o suíço Alberto Savoy, nascido na cidade de Lausanne, comprou um grande sítio de 65 alqueires. Em 1924, vendeu a área a Francisco Amaro e Cia. Como Alberto Savoy era muito amigo de Francisco Amaro, este resolveu homenagear a família Savoy. Sabendo de sua origem suíça, denominou a área de terra adquirida com o nome de Lausanne, devido também ser a área muito montanhosa, semelhante a da cidade suíça. Posteriormente esta mesma área de terra foi vendida aos donos da Tecelagem São Carlos, de propriedade de Piero Roversi e José Gonçalves Carneiro, por coincidência Piero era de origem suíça e com uma visão empresarial iniciou o loteamento Lausanne Paulista.


Atualidade

bairro tem perfil predominantemente residencial e está próximo da Serra da Cantareira. Sua população é heterogênea, apresentando grandes diferenças culturais e socioeconômicas. Em 2007, o Santana Parque Shopping foi inaugurado no bairro.
Hoje é frequente a construção de empreendimentos imobiliários devido à valorização da região. Curiosamente, a grande maioria destes são falsamente anunciados como "Lançamento em Santana" ou "Lançamento no Alto de Santana", pelo fato de Santana ser um bairro mais valorizado e bem mais conhecido. Vale lembrar que o bairro nobre da Zona Leste paulistana, Jardim Anália Franco também se valorizou após a construção de um centro de compras, porém não foi necessária a manipulação espacial.
Em 1970 havia uma represa, oriunda de detonações de dinamite numa pedreira, de onde eram retiradas pedras para o calçamento da cidade. Anos depois tornou-se um lixão, até hoje é possível observar enormes pedras em sua borda, onde fica estacionamento do Supermercado Bergamais (antigo Bergamini). O bairro conta com o time de futebol Lauzane Futebol Clube.


Usuário on-line